Capacitação a distância

Os cursos disponíveis no AVA-Embrapa são produzidos por uma equipe multidisciplinar (designer instrucional, designer gráfico, designer de multimídia, revisores) em parceria com os pesquisadores e especialistas da Embrapa e órgãos parceiros, que atuam como conteudistas.

Os conteúdos são desenvolvidos a partir das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela Embrapa, traduzidos em uma linguagem didática e de fácil entendimento.

 A metodologia utilizada é baseada na abordagem andragógica, respeitando a experiência do participante e priorizando a aplicação prática dos conteúdos, além de promover espaços de interação entre pessoas que possuem os mesmos interesses e desafios, em um ambiente de fácil acesso pelo computador, tablete ou celular.

Todos os cursos ofertados no AVA Embrapa dão direito à um certificado de participação, desde que sejam atendidos os requisitos estabelecidos em cada curso.


As capacitações a distância da Embrapa podem ser:


I. Autoinstrucional: visa o compartilhamento de informações e conteúdos de uma forma dialógica e autoexplicativa, garantindo a autonomia do aluno. Neste formato de curso, não existe tutoria, mas o participante pode interagir com os demais participantes.

 II. Interativo: visa promover a aprendizagem de conteúdos mais complexos, abordando os principais conceitos de forma simples e objetiva. Neste formato, existe a mediação de tutores especialistas no assunto, espaços para interação entre os participantes e a disponibilização de materiais didáticos complementares;

 III. Colaborativo: tem como objetivo realizar o intercâmbio e a construção colaborativa de conhecimentos. A estrutura é mais livre uma vez que se privilegia a abordagem de temas, desafios e problemáticas que emergem da participação do grupo. Há a mediação de tutores especialistas no assunto, mas os participantes também são coautores e corresponsáveis pelo aprendizado.


Finalidade e público-alvo


Os cursos a distância da Embrapa possuem duas finalidades:

1- Promover a capacitação e formação de multiplicadores em programa de assistência técnica e extensão rural, visando à transferência de tecnologia, ao intercâmbio e à construção de conhecimentos (Público Externo).

Público-alvo: Prioritariamente agentes multiplicadores que são extensionistas (da iniciativa pública ou privada), consultores autônomos e/ou técnicos de cooperativas, associações, sindicatos, produtores líderes, participantes de eventos de atualização tecnológica.


2- Promover a capacitação dos empregados da Embrapa, visando o aperfeiçoamento e a aquisição de conhecimentos e habilidades relevantes à atuação profissional atual e/ou futura, por meio do auto gerenciamento da aprendizagem e da interação e interatividade entre os participantes (Público interno).

Público-alvo: Empregados da Embrapa.

 


Last modified: Thursday, 22 March 2018, 1:53 PM