O IrrigaFácil é a capacitação online da Embrapa em Uso e Manejo de Irrigação, voltada para o público-alvo de multiplicadores das tecnologias nesta temática, em especial técnicos, gestores, agentes de assistência técnica, produtores, professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados de áreas afins. O curso tem duração de 200 horas, abordando de forma dinâmica e com inúmeros recursos facilitadores de aprendizagem (videoaulas, animações, fóruns, chat, etc) os fundamentos, requerimentos e aplicação de água na agricultura.

Para maiores informações acesse https://www.embrapa.br/e-campo/curso-online-irrigacao-irrigafacil

O objetivo deste evento é apresentar noções básicas e princípios de qualidade em produção de frutos e técnicas de beneficiamento de polpa de açaí-solteiro (Euterpe precatória Mart.).

Carga horária: 20 horas

Aprenda aspectos legais sobre a elaboração de vinhos e suco de uva no Brasil e conheça sistemas de cultivo e boas práticas, principais cultivares, processo de elaboração, análise sensorial, estrutura e equipamentos.

Carga horária: 16h

Para mais informações e para se inscrever CLIQUE AQUI

Diante da relevância, potencial, e do impacto positivo que a espectroscopia NIR tem causado em aplicações práticas na academia e na indústria, e principalmente, devido à escassez de profissionais no mercado nacional, este curso objetiva capacitar profissionais no desenvolvimento e validação de métodos de espectroscopia no infravermelho e quimiometria.

O curso vai capacitar consultores agrícolas, profissionais de laboratórios de análises, professores e pesquisadores no uso da espectroscopia no infravermelho para análises de matrizes agrícolas (solos, plantas, ração animal, grãos) com enfoque no desenvolvimento e validação da técnica para atender demandas da agricultura digital (agricultura de precisão, big data , inteligência artificial). No atual cenário de inovação, muitas das tecnologias disruptivas se baseiam no uso de sensores, inteligência artificial, aprendizado de máquina e deep learning para posicionamentos e tomadas de decisão baseadas em muitos dados (big data).

Pretende-se, com o curso, atender um público multidisciplinar no sentido de somar competências para um melhor entendimento de como os temas abordados acima se relacionam com agricultura de baixa emissão de carbono, crédito de carbono, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), sustentabilidade no meio rural, fertilidade do solo, produção e produtividade agrícola.

Espectroscopia no novo cenário da agricultura

A química analítica, juntamente com a inteligência artificial, assumiu papel de destaque na agricultura moderna. O grande volume de dados gerados em análises em tempo real, não destrutivas e acuradas, associadas a aprendizado de máquina (machine learning), provoca significativos avanços tecnológicos com impacto econômico positivo em diversos sistemas produtivos. Um dos catalisadores desse processo é a elevada demanda por produção de alimentos para atender uma população mundial em crescimento que caminha a passos largos para 9 bilhões de habitantes. Esse quadro, aliado ao grande potencial de expansão da produção agrícola que o Brasil apresenta, fato que torna o país singular no cenário mundial, tem favorecido a formação de efervescentes ecossistemas de inovação que resultaram na criação de centenas de novas tecnologias dedicadas ao setor agropecuário (as AgTechs ou AgriTechs), que chegaram ao mercados pelas startups .

As AgTechs possuem tecnologias para atender as diversas demandas do setor agrícola por monitoramento de informações e variáveis que podem ajudar pequenos, médios e grandes produtores a entender e gerenciar os processos ligados a produção da fazenda. O aumento da eficiência produtiva dos sistemas agrícolas exige, por exemplo, constante monitoramento de variáveis ambientais, de parâmetros de fertilidade de solos e crescimento de plantas, de controle de pragas e doenças, criando oportunidades para o uso de sistemas automatizados com rede de sensores integradas a análise de dados em tempo real. Esse cenário favorece o emprego de instrumentos espectroscópicos que estão presentes em muitos sensores de laboratórios, equipamentos de campo, embarcados em veículos terrestres, drones e aeronaves, transformando o trabalho na lavoura em ambientes inovadores, interconectados e interativos.

Este curso é direcionado a profissionais e produtores que lidam com o desafio do controle do carrapato bovino em sistemas de produção da região Sul do Brasil. Os participantes terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos para auxílio na elaboração de planos de prevenção e controle do parasitismo. 

Icones_curso             

Capacitar profissionais na elaboração e implementação um programa de avaliação e classificação de suínos, carcaças, partes de carcaças e vísceras de acordo com ao IN 79/2018. A capacitação será destinada a Médicos Veterinários Auditores Fiscais Agropecuários (AFAS) e Médicos Veterinários das agroindústrias que trabalham na inspeção sanitária de carnes em frigoríficos.

O curso está direcionado para aqueles que vivem, trabalham, ou de alguma forma tem ligação com ambientes com escassez de chuva.

A necessidade de atualização, troca e construção coletiva do conhecimento no que diz respeito aos aspectos de construção, manejo da água, do solo e de cultivos no âmbito da tecnologia barragem subterrânea faz deste curso uma oportunidade de capacitação, reciclagem e formação para agricultoras e agricultores, agentes de desenvolvimento rural, técnicos de ATER e público geral interessado, principalmente do Semiárido brasileiro.

É um curso que tem três unidades da Embrapa na organização, a Embrapa Solos, Embrapa Semiárido e Embrapa Caprinos e Ovinos, e mais a parceira Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) / Projeto Daki Semiárido Vivo.

É um curso de caráter colaborativo que atende a realização de intercâmbio e a construção colaborativa de conhecimentos, com disponibilização de vídeos aulas, material didático, resumos escritos, podcast, vídeos, entre outros. Possui estrutura livre, priorizando a abordagem do tema, dos desafios, problemáticas e de dúvidas que surjam. Haverá instrutores e conteudistas que primarão pela interação e engajamento entre os participantes. Com dinamismo e interatividade as pessoas se comunicarão de forma a facilitar o aprendizado.

AS AULAS AO VIVO SERÃO GRAVADAS E DISPONIBILIZADAS NA SALA VIRTUAL PARA POSTERIOR VISUALIZAÇÃO. 

Este curso tem por objetivo capacitar profissionais de nível superior da área agropecuária a entenderem o contexto técnico/normativo do programa de certificação da produção integrada de borracha natural (Seringueira – Fase Fazenda), instituído pela instrução normativa número 6 de 26/04/2021 (MAPA, 2021).

Carga horária: 60 horas

Este curso tem como objetivo capacitar produtores e agentes de assistência técnica e extensão rural sobre as noções básicas para Implantação de ervais, incluindo qualidade das mudas, identificação de áreas adequadas, preparo do solo, proteção de mudas e adubação, entre outras informações.

Capacitar técnicos de laboratórios de análises de solo em aspectos teóricos e práticos da tecnologia Embrapa de  bioanálise de solo (BioAS) , utilizando as enzimas β-glicosidase e arilsulfatase, como boindicadores de saúde do solo.

O curso é para profissionais atuantes ou interessados em atuar com inteligência estratégica, especificamente com prospectiva e tem como objetivo apresentar os fundamentos da prospectiva e construir colaborativamente um panorama sobre a prospectiva e seus usos.

O IrrigaWeb é a capacitação online da Embrapa em Uso e Manejo de Irrigação, voltada para o público-alvo de multiplicadores das tecnologias nesta temática, em especial técnicos, gestores, agentes de assistência técnica, produtores, professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados de áreas afins. Coordenado pela pesquisadora da Embrapa, Sara Rios, o curso tem duração de 200 horas, abordando de forma dinâmica e com inúmeros recursos facilitadores de aprendizagem (videoaulas, animações, fóruns, chat, etc) os fundamentos, requerimentos e aplicação de água na agricultura.

Para maiores informações acesse https://www.embrapa.br/e-campo/curso-online-irrigacao-irrigaweb

Capacitar os participantes na adoção das boas práticas agropecuárias preconizadas pela Produção Integrada (PI) para a cultura da oliveira para que se tornem Responsáveis Técnicos e Auditores em Produção Integrada de Oliveiras (Áreas de Campo e Indústria) certificados pela Embrapa e pelo Mapa.