Conheça as PANCs e reconheça a importância dessas hortaliças. Identifique as características nutricionais e aprenda receitas deliciosas para você introduzir essas hortaliças na dieta de sua família. 

Carga horária: 12 horas

O participante deverá ser capaz de reconhecer os aspectos fundamentais para o cultivo comercial do maracujá em dois grandes temas: cultivares; e mercado e sistemas de produção.

6 horas

Módulo de "Compostagem" do Curso Aperfeiçoamento Profissional em Princípios Agroecológicos, oferecido pelo pesquisador Marco Leal, realizado na modalidade à distância e previsto no projeto "Interação Pesquisa, Ensino e Extensão Rural para promoção da Transferência de Tecnologias e conhecimentos Agroecológicos no Estado do Rio de Janeiro: A Experiência da Embrapa Agrobiologia", sob a liderança de Ana Cristina Siewert Garofolo. Para maiores informações acesse https://www.embrapa.br/e-campo/curso-online-compostagem.

Um curso rápido, preparado especialmente para incentivar os primeiros passos na produção de hortas urbanas em pequenos espaços.

12 horas              Oferta contínua

A capacitação online “Implantação e manejo do Consórcio Milho-Braquiária” em formato autoinstrucional, visa proporcionar informações técnicas e práticas para que os participantes dominem todas as etapas necessárias para implantação do consórcio com colheita de grãos de milho em consórcio e de soja em sucessão.

15 horas                Oferta contínua

Os inseticidas biológicos reduzem a exposição dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente a resíduos químicos. Para garantir os benefícios e a eficácia dos biodefensivos, é preciso conhecer o funcionamento do controle biológico e fazer o manejo adequado da tecnologia.
Este curso tem como objetivo capacitar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, profissionais da área de Ciências Agrárias e demais interessados a identificar estratégias para controle biológico dos principais Lepidópteros-praga dos sistemas intensificados de produção com uso de bioinseticidas.

 20 Horas                       Oferta Contínua

Esta capacitação tem como objetivo capacitar produtores, agentes de ATER, estudantes e demais interessados sobre como iniciar a atividade apícola, com base no reconhecimento das abelhas e seus produtos, definição e adequação do local de instalação do apiário, formas de obtenção dos enxames, bem como no reconhecimento dos cuidados necessários e adequado manejo das colônias de abelhas.

Carga horária: 20h

Aprenda o passo a passo para a montagem e manejo de um sistema de aquaponia em canaletas em escala residencial, incluindo noções básicas sobre sistemas integrados de produção, produção de peixes, produção de hortaliças e qualidade da água.

Saiba identificar, caracterizar os agentes, a patogenia e as formas de transmissão e aprenda como adotar as medidas de prevenção das doenças alvo do PNSE. 

 20 horas               Oferta contínua

Capacitar produtores e agentes de assistência técnica e extensão rural para serem capazes de identificar os procedimentos regulatórios e técnicos para implantação, controle de doenças, manejo e certificação de um sistema de suínos em família sem o uso coletivo de antimicrobianos. 

  48 horas                Oferta contínua

Neste mini-curso abordaremos os principais critérios que definem a forrageira a ser cultivada em pastagens e revisar as características dos principais capins e leguminosas encontrados nos pastos brasileiros.

A vespa-da-madeira (Sirex noctilio) é considerada a principal praga que ameaça plantios de Pínus no Brasil. Por se tratar de uma espécie exótica, introduzida sem o seu complexo de inimigos naturais, estima-se que a praga esteja presente em cerca de 1 milhão de hectares de povoamentos de pínus, localizados no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Entretanto, em face às medidas de monitoramento e controle preconizadas pela Embrapa Florestas no Programa Nacional de Controle à Vespa-da-Madeira (PNCVM) e adotadas pelos produtores, a sua dispersão tem sido retardada e os danos significativamente reduzidos. O PNCVM estabeleceu estratégias de manejo integrado para combater a praga, preconizando o uso de tecnologias ambientalmente corretas e recomendando o uso de técnicas silviculturais para a prevenção e o controle biológico que não provocam qualquer contaminação ambiental. É uma metodologia segura e específica à vespa-da-madeira, não atingindo insetos benéficos, e proporciona menor perda de produção de biomassa, sequestrando maiores quantidades de CO².

Este curso tem como objetivo capacitar o público interessado a identificar a vespa-da-madeira seus sintomas de ataque e danos causados, bem como ensinar as estratégias de prevenção e formas de monitoramento e de controle desta praga, com base nas diretrizes do PNCVM.

O conteúdo do curso é estruturado em 5 (cinco) módulos, com carga horária total de 50 horas:

Módulo I - Introdução; 
Módulo II - Características e sintomas de ataque da vespa-da-madeira;

Módulo III - Medidas de prevenção e controle da vespa-da-madeira;

Módulo IV - Formas de monitoramento da vespa-da-madeira;

Módulo V - Controle biológico da vespa-da-madeira.

O curso será oferecido continuamente na plataforma e-Campo, de forma autoinstrucional, assíncrona e gratuita. O certificado de participação será emitido após a obtenção de 70%  na média de suas avaliações de aprendizagem.

Público alvo: técnicos da extensão rural, pequenos, médios e grandes produtores rurais de pinus, empresas do setor florestal, estudantes universitários e ensino técnico profissionalizante e demais profissionais atuantes no setor florestal.

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, acesse o fórum geral do curso e deixe seu questionamento ou apontamento.

Bons estudos!


Esta capacitação, de forma dinâmica, com vídeos, podcasts, e outros recursos didáticos que podem ser acessados via celular, tablet ou computador, é dividida em 6 módulos, para levar informações atualizadas sobre importantes temas das cadeias de frutas e hortaliças, tais como Rastreabilidade; Colheita; Beneficiamento; Nanotecnologia na pós-colheita; Análise não destrutiva da qualidade e Produtos Minimamente Processados (PMPs).

Carga-horária: 68h

Atualize-se sobre o cenário da produção, melhoramento genético, sistema de produção, fitossanidade, pós-colheita, nutrientes e compostos bioativos da batata-doce. 

16 horas

Oferta contínua

A Capacitação online "Análise Econômica de Sistemas Agropecuários" possui carga horária de 15 horas e é destinada à técnicos, estudantes, produtores e demais profissionais atuantes no setor agropecuário.

 16 horas               Oferta contínua

Esta capacitação tem o objetivo de promover as boas práticas no manejo da cama de aviário permitindo melhoria nas ações de distribuição no piso antes do alojamento, manejo na fase de produção, tratamento pós uso e destinação da cama de aviário em granjas avícolas.

Esta capacitação tem como objetivo geral disponibilizar orientações técnicas aos que queiram iniciar a criação de galinhas caipiras, localmente adaptadas, e/ou aprimorar o manejo de plantéis de pequenas criações, conforme orientações técnicas aprendidas

Carga-horária: 20h

É um curso rápido, feito para incentivar e dar poder de decisões quanto a escolha de caprinos e ou ovinos para serem utilizados na reprodução.

 8 horas               Oferta contínua

 Capacitar profissionais na definição da melhor estratégia de tratamento de digestato, de acordo com suas características físico-químicas.

  40 horas                Oferta contínua

Esta capacitação tem como objetivo capacitar pequenos fruticultores, agentes de ATER, estudantes e proprietários de pomares domésticos sobre poda do pessegueiro e nectarineira.